Objetivo


O menu HTML tem como principal objetivo atender os requisitos de evolução tecnológica dos softwares da linha Datasul em alternativa ao Flex, sobretudo a redução da dependência de complementos nos navegadores suportados pelo produto obtendo assim uma maior rapidez com relação as funcionalidades no novo menu.

O novo padrão visual foi ajustado de acordo com o Guia de Usabilidade e Interface TOTVS e visa oferecer suporte à interfaces responsivas para uso em diferentes resoluções. 

O menu HTML foi construído com base em tecnologias mercado (HTML5, CSS3, Javascript) a fim de evitar o uso de complementos (applets Java ou FlashPlayer). Com isto, o Menu HTML proporciona uma experiência mais fluída e requer menos recursos de hardware nas estações cliente. 

Com esse novo menu será possível suportar o novo padrão de aplicações desenvolvidas em HTML5 através do Framework HTML.

O menu HTML estará disponível a partir da versão 12.1.3 da linha Datasul, abaixo segue algumas informações necessárias para sua utilização.

Matriz de Evolução

Versão / ReleaseFuncionalidade
12.1.3
  • Liberação do Menu HTML para o Datasul
12.1.4
  • Execução do Gerenciador de Metadados
  • Notificação de mensagens em HTML
  • Central de documentos do ECM
  • Item de menu Processos
12.1.5
  • Regras de segurança
  • Adequação do menu HTML para atender a versão 1.0.1 do HTML Framework



Navegadores Suportados

NavegadoresObservação
ChromeVersão 65 ou superiores.
Internet ExplorerA partir da versão 9 (deverá também ser verificado as configurações do modo de exibição de compatibilidade).
FirefoxVersão 59 ou superiores.
OperaVersão 23 ou superiores.

Índice

Configuração e Ativação


Para configurá-lo, deverá ser alterado o arquivo de propriedades do Datasul, o datasul_framework.properties. Este arquivo está localizado no diretório do servidor JBoss. Neste arquivo foi acrescentado uma nova propriedade chamada menu.html.habilita cujo valor padrão é false. Para habilitar o uso do menu HTML, esta propriedade deverá estar alterada para true, conforme abaixo.

Após a alteração do arquivo datasul_framework.properties o servidor de aplicação (JBoss) deverá ser reinicializado. Para o novo menu foi criado um novo contexto /menu-html, abaixo tem um exemplo da URL para acessa-lo.

http://servidor:porta/menu-html

Observações:

  • Uma vez ativado o menu HTML, é obrigatório a alteração da tag <ServiceContext> dentro do arquivo config.xml. Esta tag tem que ser trocado de "datasul" para "menu-html", conforme o exemplo abaixo:
  • Ao configurar mais de uma instância do servidor de aplicação JBoss, é necessário variar o número da porta utilizada na comunicação, via Socket, entre a instância do JBoss e a sessão Progress client no arquivo config.xml:

Instância 1: <RemoteServerPort>39080</RemoteServerPort>

Instância 2: <RemoteServerPort>39081</RemoteServerPort>

Instância N<RemoteServerPort>3908N</RemoteServerPort>

* Só é permitido atribuir números no valor da tag <RemoteServerPort> do arquivo XML config.xml.

Ao acessar a URL, será apresentada a nova tela de login do Datasul, esta interface sofreu mudanças apenas em sua aparência visual, conforme o novo Guia de Usabilidade e Interface TOTVS. A imagem abaixo mostra a nova tela de login.

Acessando Menu Flex


O menu Flex continua sendo o menu padrão da linha Datasul e acessível através do contexto /datasul, mas ele somente poderá ser acessado se a propriedade menu.html.habilita presente no arquivo datasul_framework.properties estiver como false. Do contrario, caso houver a tentativa de acesso ao contexto /datasul quando estiver parametrizado para utilizar o contexto /menu-html, será possível efetuar o login mas o receberá uma mensagem conforme a imagem abaixo:

A imagem acima informa que o contexto /datasul (menu Flex) não poderá ser acessado e indica a opção através do botão Acessar o Datasul, para acessar o novo contexto o /menu-html, caso a opção for aceita o login será redirecionado para o novo menu HTML.

Características



Permite o uso de uma aplicação web em diferentes dispositivos. Como foi mencionado este é um dos principais requisitos do menu HTML, onde proporcionará uma experiência mais fluída e acesso rápido ao menu.   

 


Para a execução local de aplicações é necessária a instalação do Fluig Desktop Launcher caso não exista na estação de trabalho do usuário. Existe duas opções para efetuar o download deste aplicativo: a primeira através do diretório do menu HTML na pasta install e a segunda opção via URL informada no navegador, o usuário poderá baixar o aplicativo Desktop Launcher.

a) Para realizar o download a partir do diretório do menu HTML, o usuário deverá acessar o diretório do servidor de aplicação do JBoss  e em seguida acessar o diretório do menu que fica dentro do diretório do servidor de aplicação. O exemplo abaixo mostra como realizar este procedimento.

HD:\jboss-4.2.3.GA\server\instância\deploy\datasul-byyou-11.5.X-SNAPSHOT.ear\menu-html5-11.5.X-SNAPSHOT.war\install

Lembrando que este diretório pode mudar de servidor para servidor, é só copiar o arquivo e executar.

b) Para efetuar o download do Desktop Launcher através da URL, o usuário deverá abrir o navegador e informar a seguinte URL http://servidor:porta/menu-html/install/DesktopLauncher.exe, abrirá uma caixa de diálogo do windows, apresentando a opção para usuário poder salvar o aplicativo, após salvo o arquivo pode ser executado. 

A instalação do Fluig Desktop Launcher é um procedimento simples, basta o usuário executar o arquivo baixado e realizar o procedimento padrão de instalação. O Desktop Launcher tem como padrão ser instalado no diretório HD:\Arquivos de Programas (x86)\TOTVS\Desktop Launcher, neste diretório estarão todos os arquivos pertencente ao aplicativo e também será criado um ícone na área do usuário conforme a imagem abaixo.

Após a instalação não será necessário realizar configuração do aplicativo, basta executar o menu HTML e executar um programa Progress localmente.

Apresentação e Funcionalidades


As funcionalidades principais do menu HTML continuam sendo as mesmas já existentes no menu Flex, contudo, houve uma mudança significativa no estilo do menu, que passou a respeitar os padrões de aplicativos web conforme o Guia de Usabilidade e Interface TOTVS. Em adição, o menu HTML possui uma interface responsiva que oferece suporte a diferentes dispositivos (tablets, smartphones, desktop e notebooks) com diferentes resoluções.

Abaixo é ilustrada a nova aparência do menu HTML.

A tela abaixo mostra a área principal do menu. O novo menu da linha Datasul está dividido nas seguintes partes: 

  1. Barra de ferramentas (Status Bar).

  2. Barra de informações do sistema.

  3. Menu de aplicativos e módulos.

  4. Menu de programas.




A barra de ferramentas está localizada na parte superior do menu, utilizada sobretudo para o controle de abertura de abas (aplicativos em execução), acesso a programas Progress e Flex e demais funcionalidades já existentes no menu Flex. A imagem abaixo mostra a divisão da barra de ferramentas e suas características.


O controle de abas é uma funcionalidade já existente no menu Flex, contudo, o menu HTML também permite a execução de aplicativos Flex e HTML. A seta abaixo indica qual aba está selecionada, o padrão é a área principal do menu, as imagens abaixo demonstra este controle de abas no menu HTML.

 



A área de trabalho corresponde à mesma interface existente no menu Flex, conforme a imagem abaixo.



A funcionalidade Troca Empresa é um programa Progress já existente no menu Flex, sendo mantida esta funcionalidade no menu HTML. A imagem abaixo demonstra a abertura da tela a partir do novo menu.



Na opção de configurações mantem-se as funcionalidades já existentes no menu Flex, porém, são exibidas no novo padrão de interface.

A imagem demonstra a opção configurações.



Está tela é responsável por permitir a parametrização dos bancos utilizados em uma empresa, ou seja, ela permite configurar a qual banco uma empresa irá poder se conectar.

A imagem abaixo mostra o menu e a tela aberta.


Para executar um programa, basta ir em configurações e ir em Executar Programa, semelhante a imagem abaixo:



Para habilitar a opção Executar programa Webspeed no menu de configurações do menu HTML, deverá ser alterada a propriedade webspeed.active nodatasul_framework.properties. O valor padrão desta propriedade é false e, se necessário, deverá ser alterado para true conforme a imagem abaixo.

Após ter realizado alterado da propriedade webspeed.active no datasul_framework.properties, será necessário reiniciar o servidor de aplicação e executar e entrar no menu verificando a opção no menu. Agora com a opção já no menu deverá ser parametrizado algumas informações no datasul_framework.properties, referente ao Webspeed, conforme a imagem abaixo:

Após a execução Webspeed ter sido configurada, será necessário reiniciar o servidor de aplicação, logar no menu e escolher qual o programa deseja ser executado, conforme a imagem abaixo:


Para realizar a integração com ECM a propriedade ecm.integrated no arquivo datasul_framework.proprerties deverá possuir o valor igual a true, conforme a imagem abaixo:

Após informado o valor para propriedade deverá ser feito as configurações do ECM no datasul_framework.properties conforme o exemplo abaixo:



Na aba Iniciar configuração existem os campos para fornecer os dados de integração com o Fluig Identity, após preenche-los, clicar no botão Configurar.

Na aba Configurações é aonde ficam as informações de Configuração de Login, Configuração de Provisionamento, Resource Acess Control e Configurações Gerais. 

Em Configurações Gerais você pode editar as informações clicando no botão Editar logo abaixo.




As preferências de acesso estão divididas em duas categorias: acesso local ou acesso remoto

Habilitar acesso local aos programas: esta opção será configurada no arquivo config.xml, Poderá ser informado vários diretórios de acesso local aos programas Progress.

Utilizando as tag <LocalShortcuts>. Conforme imagem abaixo


Habilitar acesso remoto aos programas: esta opção também é configurado no arquivo config.xml, com a tag <RemoteConnectionType>.

Os softwares para acesso remoto suportados pelo menu HTML são: Goglobal, Citrix e Terminal Server.


Para habilitar a opção troca de senha no menu de configurações, do menu HTML, Será necessário informar um parâmetro no arquivo datasul_framework.properties. Após adicionar, é só salvar o arquivo e reiniciar o servidor de aplicação (JBoss).

Conforme imagens abaixo: 

Depois só acessar as configurações que já estará habilitado a troca de senha.



ObservaçãoQuando adicionada essa propriedade de Alterar Senha no datasul_framework.properties. Ele também irá habilitar as regras SOX.

Para mais informações: Segurança de acesso


A opção Tarefas é responsável por executar a aplicação Flex Monitor de Agendamentos, onde é possível acompanhar os agendamentos realizados em servidores RPW. A imagem abaixo demonstra o monitor de agendamentos.



A central de documentos é uma funcionalidade já existente no menu Flex e foi implementada no menu HTML no novo padrão de interface. A imagem abaixo demonstra esta tela no novo menu. Para mais informações, acessar Central de Documentos.



Essa função permite consultar os avisos do sistema ao usuário, podendo verificar a qualquer momento estes avisos. O histórico de mensagem é uma funcionalidade já existente no menu Flex, e também foi implementada no menu HTML seguindo o novo padrão de interface. A imagem abaixo demonstra a esta tela no novo menu.


A opção Ajuda é composta por todas as informações relacionadas aos módulos de negócio, informações do sistema, consultas de mensagens Progress e informações gerais do próprio menu. A opção de ajuda é uma funcionalidade já existente no menu Flex, e também foi implementada no menu HTML seguindo o novo padrão de interface. 

Ao clicar em ajuda sobre algum módulo/informação do sistema, etc. Abrirá uma nova aba chamada "Central de Ajuda" contendo as informações que o usuário solicitou, para saber mais: 

Central de Ajuda.


A imagem abaixo demonstra a tela no novo menu Ajuda.


Esta opção do menu mostra a interface de ajuda referente ao módulo que o usuário está acessando no momento.

Abaixo segue exemplo da tela:


Estas opções estão logo abaixo da opção ver ajuda desta tela, nelas são apresentadas a ajuda de todos os módulos referente ao produto Datasul.

Na imagem abaixo está sendo acessado o módulo do CRM/ Administração do CRM.



Na opção de suporte são apresentadas algumas informações referente a menu e programas que podem ser utilizados como informações para equipe de atendimento ou para o usuário do menu Datasul. 


Na opção Informações do Sistema é onde o usuário poderá obter algumas informações relacionadas ao sistema que está usando. Como por exemplo: navegador, versão do navegador, versão do produto, tipo do banco utilizado, etc..

Ao clicar na opção "Exportar Conteúdo" salvará um arquivo de texto contendo todas as informações recorrentes da tela.


Essa tela permite listar os principais programas/includes, com suas respectivas versões, executados num determinado período pelo usuário.

Ao ativar o extrato de versões, as informações (data, hora e versão) de qualquer programa/include executado serão enviadas para determinado arquivo, no diretório informado no programa.


Para executar o Profiler (Análise de Performance) acessar o menu de ajuda na barra de tarefas, ir em suporte e clicar em Profiler.

Conforme imagem abaixo.


Permite ativar a função Trace do Progress. Nessa função é possível visualizar em caso de ocorrências de mensagens de erro durante a execução do produto, o programa e a linha em que ocorreu o erro.


Na tela Consultar mensagem EMS2, o usuário poderá consultar informações sobre as mensagens relacionadas aos programas EMS2. Como qual o tipo do erro, a mensagem do erro, e a ajuda referente ao número do erro informado.


Na tela Consultar mensagem EMS5, o usuário poderá consultar informações sobre as mensagens relacionadas aos programas EMS5. Como qual o tipo do erro, a mensagem do erro, e a ajuda referente ao número do erro informado.


Na opção Consultar Mensagem Progress, o usuário poderá consultar erros que ocorrem em programas Progress. Para utilizar essa função, é só copiar o número do erro do programa Progress e colocar no campo Message Number, e depois clicar em View Message.


Na tela Sobre, irá informar ao usuário informações referente a licença/contrato dos produtos da TOTVs, conforme imagem abaixo:


Na opção Acessar portal de Clientes, ao clicar o usuário irá ser redirecionado a Central de Relacionamento TOTVS, onde o usuário poderá fazer buscas, consultar Suporte técnico/Download de produtos TOTVS, etc. 


A barra de informações do sistema é uma funcionalidade já existente no menu Flex que também foi implementada no menu HTML conforme a , está funcionalidade também foi implementada no novo menu da linha Datasul, porém no menu HTML possui mais informações que no menu padrão. Essas informações são:

  1. Informação sobre qual License Server está sendo utilizado;

  2. Ambiente, qual o Banco de Dados utilizado para linha Datasul;

  3. Nome do Usuário que está acessando o produto;

  4. Informações das preferências de Acesso;
  5. Descrição da Empresa logada;

  6. Logoff(Saída do Menu)

A imagem abaixo mostra a informação mencionada acima.


Na opção de logoff, quando usuário selecionar será apresentada uma tela, onde poderá ser confirmado ou não a saída do menu. A imagem abaixo mostra a espera da confirmação do usuário.


O menu de aplicativos e módulos, é uma funcionalidade já existente no menu padrão(menu Flex), e também foi implementada no menu HTML seguindo o novo padrão de interface. Este menu está posicionado ao lado esquerdo do produto, nele estão todas as aplicações e módulos que usuário corrente possui permissão de acesso. Este menu está dividido nas seguintes funcionalidades:

  1. Recentes

  2. Favoritos

  3. Aplicações


A opção recentes já é existente no menu Flex e também foi implementada no menu HTML, exibindo todos os programas acessados recentemente pelo usuário corrente. Caso o menu seja atualizado ou usuário efetue um logout, este filtro será inicializado. 

Existe também a opção "Limpar os Recentes", ao clicar nessa opção, irá aparecer uma aba confirmando a escolha. Caso confirme, irá limpar todo o histórico de programas acessados pelo usuário.

Abaixo a tela de confirmação de "Limpar os recentes".


A opção favoritos já é existente no menu Flex e também foi implementada no menu HTML, exibindo todos os programas definidos como favoritos pelo usuário corrente. Este filtro é por usuário, cada usuário escolhe o programa que deseja tornar favorito. Esta opção será mais detalhada no menu de programas.


A opção aplicação já é existente no menu Flex e também foi implementada no menu HTML, exibindo todos os programas que usuário corrente possui permissão de acesso. A imagem abaixo demonstra este menu e as 3 funcionalidades descrita acima.


O menu de programas é uma funcionalidade já existente no menu Flex e também foi implementada no menu HTML. Esta é a área principal do menu, nela é visualizado todos os programas referente a cada módulo selecionado pelo usuário no menu de aplicativos e módulos. O programas estão divididos em 4 grupos: TarefasRelatóriosConsultas e Cadastros. Também sendo possível fazer a pesquisa de um programa específico na caixa de Pesquisar


Os programas são visualizados no menu através de linhas e colunas. Na coluna programa é apresentados o nome dos programas, na coluna aplicação, qual aplicação o usuário selecionou no menu de aplicações e módulos, na coluna módulo é apresentando qual o módulo pertence os programas conforme a imagem acima.


Na coluna Favorito é apresentada informação através de uma estrela se o programa é favorito ou não. A figura preenchida (na cor amarela) indica que o programa pertence aos favoritos do usuário corrente, caso contrário, não é um programa favorito. Neste caso, para torná-lo favorito basta realizar um clique na imagem da estrela e o programa será adicionado ao filtro de favorito. Outra forma de favoritar um programa é através do botão posicionado na parte inferior do menu de programas chamado Adicionar aos Favoritos, sendo necessário selecionar o programa e clicar no botão em questão. A imagem abaixo demonstra as duas formas tornar os programas favoritos no menu HTML. 



Outra forma de encontrar programas é através do campo pesquisa. Através deste campo é possível pesquisar programas pela descrição e código. Se a busca for feita através da descrição será apresentado todos os programas não importando o módulo que contém descrição pesquisada.

A imagem abaixo mostra um exemplo da pesquisa por descrição.


Na pesquisa por código do programa, a busca trará especificamente o programa filtrado e todas suas informações adicionais para qual aplicação e módulo ele pertence.

 A imagem abaixo mostra um exemplo da pesquisa por código.



Quando for necessário pesquisar um programa através do campo pesquisa, poderá ser utilizado também o filtro de pesquisa avançada, nesta opção o usuário poderá informar quais opções de pesquisa deseja realizar, por quais tipos de programas e quais módulos será feita a busca. Para acessar essa opção, basta clicar no ícone de "+" ao lado da lupa do campo de pesquisa.

A imagem abaixo mostra a tela de pesquisa com a opção de filtro avançada.


Para executar programas no menu HTML existe duas formas, através do duplo clique sobre o programa selecionado pelo usuário, ou selecionando o programa e clicando no botão executar que encontra-se na parte inferior do menu de programas. Todos os tipos de programas (Progress, Flex, Webspeed HTML) apresentam o mesmo procedimento de execução.

Para evitar o uso de complementos nos navegadores, o processo de execução local de programas Progress foi alterado. Esta execução local de programas Progress é realizado por meio de um applet Java assinado digitalmente. Por sua vez, o applet Java executa o Datasul Interactive (DI) que é responsável pela execução dos programas Progress.

Já na arquitetura do menu HTML, o applet Java foi substituído por um novo aplicativo chamado Fluig Desktop Launcher

Informações importantes

  • Para execução de programas Progress deverá ser incluído no arquivo config.xml a tag <RemoteServerPort>39080</RemoteServerPort> localizada abaixo da tag <ServiceContext></ServiceContext>.
  • Menu HTML é compatível somente com as versões 2010 e 2014 do License Server.
  • Versão do java no servidor a partir da versão 1.6.25 do Java Runtime Environment (JRE).
  • Alguns navegadores, tais como o Google Chrome, solicitam a confirmação de execução do DesktopLauncher, sendo apenas um procedimento padrão de segurança do navegador (também é possível salvar a preferência de execução).