O SCR - Sistema de Informações de Crédito é um sistema mantido pelo BCB - Banco Central do Brasil que mantém uma base de dados nacional com dados de operações de crédito, também conhecida como Central de Risco, alimentada por todas as instituições financeiras e instituições de pagamento administradoras de cartões de crédito pós-pago. Os dados desta base são colhidos mensalmente através do arquivo XML denominado 3040 e semanalmente através do arquivo XML 3050. Cabe salientar, apesar de ambos fazerem parte do SCR, os documentos 3040 e 3050 tem propósitos distintos, mesmo que a fonte de informação básica seja a mesma, notadamente informações de operações de crédito dos mais variados tipos, inclusive cheque especial, garantias, inúmeras características especiais e as denominadas informações adicionais.

O BCB define o que é o SCR no seu sítio na Internet, através do link http://www.bcb.gov.br/?SCROQUE.

Do ponto de vista das soluções sistêmicas da TOTVS para demandas legais do BCB, o principal módulo ou sistema envolvido é Rating, nome derivado da capacidade deste sistema em determinar as notas (o rating) das operações de crédito, ainda que este sistema contemple inúmeras outras necessidades correlatas, como o cálculo e a contabilização da PDD - Provisão para Devedores Duvidosos e a geração dos documentos do BCB de códigos 3040, 3050 e 3026. Abaixo, o diagrama de contexto do Sistema Rating:

 

 

Nota-se, além de gerar os arquivos exigidos pelo BCB, o Sistema Rating é uma das poucas soluções legais que também contabilizam, ou seja, gera movimentos contábeis que deverão ser importados no Sistema de Contabilidade. Para conhecer melhor o processo, acessar contabilização do Sistema Rating.

Do ponto de vista legal, devemos lembrar do Sistema Rating sempre que for citada a Resolução 2682 do BCB, pois a mesma contempla as regras básicas que determinam o comportamento do sistema e as características do documento 3040.

 

  • No labels