Page tree


O apoio operacional foi criado para garantir rapidez e assertividade no atendimento ao cliente. Ele será feito por analistas e POs que fazem parte da equipe do THF, sendo assim garantimos uma visão mais técnica e abrangente desde o primeiro contato com o usuário final.


A estratégia criada para o apoio operacional funciona da seguinte forma:
Um analista de cada vez é designado para focar no atendimento.

Como trabalhamos utilizando a metodologia ágil, fazemos a divisão do tempo em sprints e, no  momento de planejá-la, sabemos quem estará incumbido da tarefa de atendimento e por qual período. Durante este tempo a capacidade produtiva dele na sprint não será contada. E através de filtros pré definidos no JIRA, ele irá monitorar a abertura de issues pelo usuário final, as chamadas issues de atendimento.

Caberá à ele fazer a análise do problema e verificar se o assunto é pertinente, ou não. Durante esta análise o analista poderá entrar em contato com o usuário final através de qualquer meio de comunicação (Por Exemplo: interação na issue, e-mail, ligação, hangouts ..) desde que o contato, o assunto abordado e as ações decididas sejam registrado no JIRA via comentário na issue.

No final da análise teremos um dos resultados:

  • É PERTINENTE : A issue entrará na fila de backlog da área e aguardará para ser tratada.

  • NÃO É PERTINENTE: O resultado da análise será descrito de forma detalhada e evitando termos técnicos para que o usuário final consiga entender porque a issue foi classificada como sendo não pertinente.


O processo "Atende issue" mostrado no fluxograma abaixo, contempla todo o tratamento tático feito nas issues de atendimento. Para maiores informações, clique aqui.


Fluxograma da estratégia adotada


  • No labels